Casas

Casas de Hogwarts
_____________________


Grifinória:  

Grifinória (Gryffindor) foi fundada por Godric Gryffindor a mais de mil anos. A Grifinória ganhou a taça das casa em 1991, 1992 e 1993, e recebeu a taça pelo campeonato de Quadribol nos anos de 1993 e 1995. A sala fica no 7º andar e é guardada pelo retrato da Mulher Gorda. Os selecionados para essa casa possuem muita bravura e coragem. A Grifinória é odiada pela casa Sonserina, de acordo com Fineus Nigellus Black, isso porque eles salvam a pele dos outros e não a de si mesmos. Na sala de Dumbledore há a espada de Godrico Gryffindor, de prata e cravejada de rubis, salvou Harry na Câmara Secreta, e com essa espada Harry destroi duas Horcruxes, depois que Snape, a pedido de Dumbledore coloca a espada num lago congelado, e na Batalha de Hogwarts Neville mata a Nagini.

Fundador: Godric Gryffindor, que aceitava quaisquer alunos habilidosos o bastante para frequentar Hogwarts.

Símbolo da casa: Leão, representando a coragem.

Elemento: De acordo com J.K. Rowling, a Grifinória corresponde ao elemento fogo, que talvez seja a razão de suas cores.

Fantasma da casa: Sir Nicolas de Mimsy-Porpington, mais conhecido como Nick-quase-sem-cabeça.

Diretor da casa: Minerva McGonagall

Cores: Vermelho e Dourado 




Sonserina:

A Sonserina (Slytherin) é uma das casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus membros são astutos e têm um enorme desejo de poder. São ambiciosos, sendo capazes de usar quaisquer métodos para atingir seus objetivos. A maioria dos bruxos das trevas, pertenceram a esta casa. O dormitório sonserino está atrás de uma parede de pedra nas masmorras. Os sonserinos se orgulham do sangue puro, e o Chapéu Seletor já disse que ser puro-sangue é um importante fator para ser sonserino. Os estudantes de puro-sangue são na maioria das vezes sorteados nessa casa, mas isso não significa que só existem puro-sangues na casa (como por exemplo, Severo Snape e Voldemort). A Sonserina é por vezes associada ao mal, porém existem estudantes dessa casa bondosos (como, por exemplo, Andrômeda Tonks).

Animal símbolo: serpente, para representar a astúcia de seus membros traiçoeiros.

Cores: verde e prata

Elemento:: Provavelmente água, pois de acordo com J. K. Rowling, Corvinal é ar, Grifinória é fogo e Lufa-Lufa é Terra.

Fantasma da casa: Barão Sangrento

Diretor da Casa: Severo Snape ( -1997), Horácio Slughorn (1998- )

Fundador da casa: Salazar Slytherin, que acreditava que só alunos puro-sangue deivam ter o privilegio de estudar em Hogwarts. 



Lufa-Lufa:

 A Lufa-Lufa foi fundada por Helga Hufflepuff e preza os que trabalham muito, pacientes, amigos leais e justos. Minerva McGonagall disse que todas as casas produziram bruxos e bruxas excepcionais. Cedrico Diggory, que pertence a Lufa-lufa, foi o campeão do Torneio Tribruxo. Alguns acham que sua localização fica próxima a escadaria que vai do salão principal cozinha.

Animal símbolo: Texugo, para representar a paciência, sinceridade e lealdade dos moradores.
 Helga Hufflepuff, que aceitava à todos, puros sangues, mestiços ou trouxas.

Cores: Amarelo e Preto

Diretor da Casa: Pomona Sprout, professora de Herbologia, foi a professora responsável não se sabe ao certo até que ano. Atualmente com a saída da professora da escola, não sabemos quem é o diretor da casa.

Fantasma: Frei Gorducho

Elemento: De acordo com Rowling, a Lufa-Lufa corresponde a um dos quatro elementos, a terra.
 


Corvinal:

Picture Corvinal (Ravenclaw) é uma das casa da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Foi fundada por Rowena Corvinal (Ravenclaw), e acolhe os mais inteligentes dos alunos de Hogwarts. Os membros da Corvinal são inteligentes, perspicazes, e bem humorados. Possui uma grande sede de conhecimento, e pensam rápido na hora de dizer algo gracioso. Também pode ser percebido algum tipo de sensibilidade peculiar em cada um dos membros dessa casa. A Corvinal também tem fama de ter as meninas e garotos mais bonitos de toda a Escola, mas talvez isso seja só coincidência ou mito.
Fundador: Rowena Ravenclaw, que aceitava alunos inteligentes, mas não tinha preconceito.

Símbolo: Águia, representa mente aberta e sabedoria dos membros, embora Ravenclaw possa ser traduzido como "Garra de Corvo".

Fantasma: Helena Corvinal (Ravenclaw) mas conhecida como Dama Cinzenta.

Elemento: De acordo com Rowling, a Corvinal representa o elemento ar.

Diretor: Filio Flitwick


A Seleção

A Seleção é uma cerimônia que ocorre quando da chegada dos novos estudantes a Hogwarts, e que visa agrupá-los conforme suas principais características de personalidade e caráter, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem do aluno pelos sete anos em que ele permanece na escola. Existem quatro grandes grupos principais de alocação, denominados Casas. Inicialmente, os Quatro Fundadores em pessoa faziam a distribuição. Contudo, como não eram imortais, e se preocupavam em como continuar a selecionar os estudantes depois que não mais existissem, os fundadores desenvolveram um objeto mágico especificamente para tal função: o Chapéu Seletor, o qual acredita-se estar há mais de mil anos selecionando os estudantes de Hogwarts. As casas de Hogwarts funcionam como uma unidade familiar em relação aos alunos que para ela são selecionados. Tal seleção se baseia em características e traços de personalidade marcantes, que se tornam comuns a seus membros. Num total de quatro, cada casa corresponde a um fundador de Hogwart, por estar relacionada com uma qualidade que o fundador mais prezava: assim, a casa de Sonserina ligava-se a Salazar Slytherin, e admitia aqueles que eram astutos, ambiciosos e tinham sede de poder, como Slytherin; a casa de Grifinória reunia os alunos que, tal como seu fundador, Godric Gryffindor, eram corajosos, ousados, nobres e cavalheirescos; a casa de Corvinal abrigava aqueles dotados de intelecto, mente aberta, de grande espírito e saber, como sua fundadora, a bela Rowena Ravenclaw, a das Ravinas; e a casa Lufa-Lufa, relacionada à fundadora Helga Hufflepuff, admitia os alunos leais, justos, pacientes, sinceros, sem medo da dor.

Antes do processo de seleção, o Chapéu Seletor costuma dirigir-se a todos os estudantes de Hogwarts, cantando uma canção que muda a cada ano. Nela, sempre que acha necessário, o Chapéu promove alertas de união, companheirismo e o fim das desavenças.

Para ser selecionado para uma Casa, basta ao estudante pôr o Chapéu Seletor na cabeça. Ele tem o poder de examinar o íntimo do estudante, num período de tempo que pode levar de alguns segundos até cerca de dez minutos.

O Chapéu Seletor também possui a característica de, em momentos de grave perigo, fornecer a qualquer membro da casa de Grifinória que dela necessite, a Espada de Gryffindor, bastando meter a mão dentro dele e retirá-la. Ocorreu em duas ocasiões: quando Harry Potter proclama lealdade a Dumbledore, encurralado pelo basilisco (HP e a Câmara Secreta, capítulo 17); e quando Neville Longbottom, torturado por Voldemort (que enterra o Chapéu Seletor em sua cabeça e a ele ateia fogo), liberta-se do Feitiço do Corpo Preso, retira a Espada de Griffindor de dentro do chapéu, e decepa a cabeça da cobra Nagini (HP e as Relíquias da Morte, capítulo 35).

Quando não está em uso, o Chapéu Seletor fica guardado numa prateleira na sala do diretor de Hogwarts.